segunda-feira, 18 de julho de 2011

Golden Four Asics - BH



Golden Four Expo

A experiência da prova já começa no dia anterior com o Golden Four Expo que aconteceu no hotel Ouro Minas, praticamente em frente ao Minas Shopping.
Minha esposa e filha e o Hotel Ouro Minas ao fundo
Chegamos por volta das 12h. Estava tudo muito bem organizado. Praticamente não encontrei filas para a retirada do kit. Como sou terrível para fisionomias, minha estratégia foi já ir com o manto sagrado dos Twittersrun para que as pessoas que fazem parte do grupo se sentissem a vontade para chegar e conversar. Deu certo, já enquanto esperava para pegar os kits encontrei com o Cássio Politi (@cassiopoliti).
Cassio Politi e eu na Golden Four Expo - BH
Logo saindo dos kits dei de cara com o Giordano(@giordanoat) e o Léo Mesquita (@vivoparacorrer). E ficamos batendo papo enquanto fomos para a fila para personalizar as camisas.



Esse foi o único local onde houve um pouco de espera. Deu pena do pessoal que estava trabalhando lá pois estava pegando um solzinho bom no local. Após a rápida espera as camisas ficaram prontas.



Com as camisas prontas fomos para a fila do almoço, mas também não esperamos nada. O almoço estava excelente. Três opções de massas, três opções de molho, várias opções de salada, sobremesa, bebidas. As porções estavam mais do que generosas, acho que todo mundo saiu satisfeito. Até minha filha que não é muito chegada a massa mandou ver.

Enquanto estávamos almoçando, começou a palestra com o Wanderlei Oliveira (@wander_olive), Heleno Fortes e mediação do Cássio Politi. Os dois responderam várias perguntas enviadas pelos twittersrun e deram dicas preciosas para a prova.

Wanderlei Oliveira

Heleno Fortes

Cássio Politi

Pergunta do Antônio Claret, amigo Twittersrun

Pergunta da Carol, amiga Twittersrun

Enquanto a palestra foi acontecendo, vários amigos twittersrun foram chegando. Não vou citar aqui todos com medo de deixar alguém de fora!! :-) Abaixo algumas fotos.
Taís Tomita (@taistomita)

Márcio (@marcioamcabral) e família

Amigos Twittersrun

Mico Angelo, Taís Tomita e Harry (@blogdoharry)

Local do almoço

Filhota, Esposa, eu (@rodsmar) e Taís (@taistomita)

Giordano e Wanderlei


Turma reunida

Só os aerodinâmicos


A prova

Meu planejamento para a prova era pegar o #bondedocincao e tentar dar uma acelerada lá pelo km 18 para tentar fechar sub1:45. O #bondedocincao foi uma brincadeira que começamos no twitter para o pessoal que planejava correr no pace de 5:00/km durante a prova. Muitas presenças ilustres no bonde do cincão. Nosso pacer seria o Iberê Dias(@iberedias). Meu melhor resultado até então para a meia maratona havia sido com pace de 5:10/km, mas algumas semanas atrás completei a 10 milhas da mizuno com pace de 5:00 e cheguei bem inteiro, então achei que daria para acompanhar o bonde do cincão até o final para a meia maratona.

Fui junto com o Giordano para o local da prova, e logo ao estacionar o carro já encontramos o Erik (ececconello).



Chegando para a G4
 Já na concentração antes da prova encontramos vários outros twittersrun. Depois de colocar o papo em dia, fomos para o local da largada.


Prontos para batalha!!


Olha eu aí.

Uma do Ismael (@icpn)
Posicionei-me junto ao pessoal do Bonde do Cincão. Estávamos o Antônio Claret, eu e um pouco mais a frente o pacer Iberê Dias e colado nele o Harry (@blogdoharry). Largada começou na hora e fomos embora no bonde. O Iberê foi um excelente pacer, ia dando dicas o tempo todo e orientando o pessoal (o que dava um certo desespero, você ali correndo concentrado para manter o ritmo, fazendo um certo esforço e o sujeito vai batendo papo e brincando... he he he). O Harry foi um capítulo a parte durante a corrida. Como sou novato nesse negócio, fui observando a postura dele durante a corrida. Impressionante em como ele vai atento a tudo e preocupado com quem está ao seu redor. Sinalizava cada buraco. Em um momento ele veio até mim e pediu o resto do gatorade que ainda tinha no copo. Em princípio achei que era para ele. Que nada, ele prontamente entregou ao outro pacer que deve ter perdido o ponto de hidratação por estar no meio do bonde. Aprendi muito acompanhando os dois durante boa parte da prova. Peraí, boa parte?? É, treino é treino e jogo é jogo. Deixa eu contar...

Acompanhei bem o bonde durante boa parte da prova, estava no mesmo ritmo e estava me sentindo bem. E assim foi até o km 12-13. Nesse ponto comecei a me sentir bem ruim e vi que estava fazendo muita força para manter o ritmo. Olhei para o relógio e vi que os bpm estavam muito altos para o ritmo em que estava. Ainda mantive o ritmo por mais um menos 1km acompanhando o bonde, mas chegando lá perto do km 14 achei realmente que iria quebrar de vez. Estava me sentindo muito mal. Muito, mas muito p... da vida resolvi baixar o ritmo e na hora comecei a pensar só em terminar a prova e já tinha abortado qualquer tentativa de tempo.

Do km14 ao 18-19 fui fazendo uma força absurda para continuar correndo em um pace de 5:30. Esse pace seria um ritmo confortável normalmente, mas parecia que eu estava subindo uma ladeira. Tive que fazer muita força para manter o ritmo e tentei desligar a cabeça e só correr.

Chegando ali pelo km19, o Helbert (foto lá embaixo) estava voltando correndo, chegou perto e me disse "opa, estava procurando o primeiro twittersrun que achasse para voltar junto". Eu já devia estar com uma cara de quase morto nessa hora. O que sei foi que a companhia do Helbert me ajudou MUITO no final. Ele veio me incentivando o tempo inteiro, dando dicas e o ritmo com muito custo foi melhorando nessa parte final da prova. Ele literalmente me puxou nesse trecho. Faltando uns 300m só ouço ele dizer "vai que é sua!!!". PQP, não sei de onde veio, mas tirei tudo o que tinha de força naquele final e cruzei a linha de chegada em um pace de 3:49min/km nesse sprint final.

Ao ver o tempo depois, vi que na minha marcação bateu 1:47:45, o que deu um pace médio de 5:05 resultando em uma melhora de 5 segundos no meu melhor resultado em meia maratona. Foi uma mistura de frustração e alegria. Frustração por não ter conseguido fazer o que tinha planejado, mas alegria por ter conseguido um melhor resultado mesmo com todos os problemas que tive durante a prova.

Depois da prova foi só alegria ao lado dos Twittersrun, como vocês podem ver nas fotos abaixo.


Giordano e Wanderlei

Juliano(@jota_gomes) e eu

Rafael(@rafildis) e eu


Benito (@benitoricoy) e eu


(@blognacorreria) e eu

Twittersrun - Só alegria

Harry (@blogdoharry) e eu. Harry corre muito!! :)



Iberê Dias (@iberedias) a locomotiva do #bondedocincao

Helbert, meu salvador no final da prova. E o cara ainda é Top100

Olha aí o Helbert, aka, salvador da pátria!!! :-)

Foi fácil, nem cansei!!! :-)


Giordano, Antônio, Mico


Apesar dos meus problemas durante a prova, a organização foi excelente. hidratação e isotônico a cada 3km. Placas indicativas nos locais corretos de cada quilômetro (no meu gps a prova cravou 21.16km). A largada foi organizada por pace e havia gente controlando tudo. Como já citei, pacers oficiais da prova para vários ritmos. Guarda-Volumes sem atropelos e filas. Enfim, TUDO muito bem organizado. Valeu muito a pensa ter participado e estou ansioso para participar da etapa em Brasília que promete ser a mais rápida. Quem sabe lá não consigo fazer a meta que tinha traçado para BH?

abraços e até a próxima...

4 comentários:

  1. Nossa Rodsmar , parece que vi cada pedacinho que você contou! Isso é que é relato detalhado... Você também tem um Pace Friend ! O meu é o Scaldaferri ... Postei lá no blog a ajuda que ele me deu na meia toda....

    Parabéns pelo tempo! Você brilhou!!!

    ResponderExcluir
  2. Show de relato! Congrats man! VC sabe que é um exemplo a ser seguido! VC é um legítimo vencedor!
    Keep on running que vc em breve vai estar no bonde do 4:30 muito fácil! Cheers brother e nunca se esqueça, #run4life always! \0/

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Rodrigão pelo visto essa Meia Asics em BH foi show que nem aqui no Rio hein, só foi uma pena que eles colocaram no mesmo dia da Maratona do Rio o que impossibilitou de muitos irem nessa prova e que legal que vc encontrou vários amigos e conheceu novos também, caracas esse nosso amigo Cássio Politi é fominha hein, participou das palestras aí no Sábado e veio correr a Maratona do Rio...rsss...Valeu meu amigo mesmo com os problemas nessa prova vc mandou super bem, continue firme e forte que muitas vitórias vc alcançará.

    Bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Tchê, já pensou em ser jornalista? Texto bom, fotos melhores ainda... TE CUIDA CLEYTON CONSERVANI!!!!!! hehehe
    Valeu "sanguenozói"!

    ResponderExcluir