quarta-feira, 13 de julho de 2011

O mistério do Km7 desvendado??? :-)

Outro dia jogando uma conversa fora no twitter (ou facebook, nem lembro mais) estava trocando umas palavras com o Alexandre Scaldaferri(@ascaldaferri) sobre algum assunto qualquer e lembro de comentar com ele que para mim o começo da corrida era desconfortável, mas que lá pelo km 7 do treino parecia que eu sintonizava um outro canal, vinha um bem estar e uma tranquilidade absurdas que duravam boa parte do treino. Sabem aquela sensação de "agora eu posso correr para sempre", então, exatemente isso. Até o momento eu considerava que essa sensação seria a bateria da endorfina chegando em full, mas aí folheando uma reportagem da revista O2 (@revistaO2) de julho entrei em contato com um termo que desconhecia nas corridas: STEADY STATE.

Você fica assim no steady state??? :-)


Citando a reportagem, "o steady state é, literalmente, um estado de equilíbrio, quando o corredor mantém uma frequência cardíaca controlada e constante, por longo período e, ao mesmo tempo, tem absorção de oxigênio igual ao consumo" e, segundo palavras do fisiologista Paulo Correia, citado na reportagem, "Esse quadro proporciona uma sensação ótima ao atleta. Parece que ele entra em transe, fica zem mesmo, para alguns é um êxtase". Fui lendo a reportagem e vendo a exata descrição do meu sentimento naqueles momentos dos treinos.

Fui olhar nos registros dos treinos que mantenho no excelente site Linha de Chegada (www.linhadechegada.com - @linhachegada) e vi que pelo meu histórico, eu chego no tal steady state com um pace entre 5:20 e 5:30 e BPM entre 150 e 160 e como falei anteriormente, lá a partir do km 7 do treino. Obviamente, esse pace mais confortável acaba aparecendo nos treinos de "longão" com distância acima dos 15km, no meu caso. Para outros tipos de treinos, intervalados, tiros, etc esse estado não aparece (aí o "barato" fica por conta da endorfina pós-treino!! he he he).

Como sou leigo, não posso afirmar com certeza que seja realmente isso que aconteça nos meus treinos, mas a descrição bate bastante com a sensação. De qualquer forma, é mais um termo que aprendo para entender melhor esse mundo da corrida.

E você? já experimentou a sensação??? Conte-me sua experiência... :-)

[]´s

Rodrigo Smarzaro (@rodsmar)

8 comentários:

  1. ja tive essa sensação sim!!!!em geral qdo forço num pace 5:00 - 5:15 e ja estou no final, faltando ai 500metros pro fim do treino,qdo em treinos ate 10k...@aclareto

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Rodrigo!
    Como diz na reportagem, e você já vivenciou isso na prática, Steady-state nada mais é do que um estado de equilíbrio, no qual deveríamos tentar manter nessa zona nas provas e treinos mais longos, onde nosso corpo se sente "confortável", mas é muito difícil de mantê-lo... Se quiser visualizar melhor, procure um gráfico de BPM seu no linha de chegada ou faça um. Só existe steady-state quando sua FC mantém-se constante, ou seja, no gráfico, em linha reta e plano. Se houver desvio, você saiu de sua "zona de conforto", o que às vezes, também nos faz um bem danado né! è o "Barato" da corrida"! kkkkkkkk

    Abraço!

    Márcio Cabral

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Rodrigo não sabia que vc tinha blog, já estou lhe seguindo e sempre que puder virei aqui conferir as novidades do mundo corrístico...Legal a matéria mas acredito que só corremos constante quando o nosso corpo está bem aquecido, vc disse que lá pelo 07 Km acontece isso com vc, mas vc já tentou antes de correr fazer um bom aquecimento...Digo isso pq se eu não fazer um bom aquecimento eu só corro constante lá pelos Kms 4 ou 5...Valeu fera, continue mantendo o foco.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com
    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge, estou começando, vamos ver se agora engrena o blog. []´s

    ResponderExcluir
  5. Olá..

    Primeiramente quero dizer que acho que já sentí essa sensação...geralmente no km 8...

    Tb tenho um blog sobre corridas de rua. Se quioser, dá uma passaidnha por lá e se gostar, seja ums eguidor. Eu já estou te seguindo...rs

    abraços e ótimos treinos

    www.lucy-justrun.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Valeu Rodrigo, obrigado também pela visita, olha a mochila vem sem o reservatório, mas o corredor pode comprar um e colocar nela, como eu já tenho da outra mochila eu vou pegar da outra e colocar nessa nova...
    Depois se puder me passe o seu email para o meu jmaratona@jmaratona.com pq eu não gosto de responder as msgs no meu blog para não interferir na estatística dele.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    wwww.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  7. O meu momento de prazer com a corrida está sendo quando acaba.... correr lesionada é a pior coisa que tem.... hehehe

    abç

    Vitória

    ResponderExcluir