domingo, 3 de julho de 2011

[review] Tênis Nike Lunarglide

Comecei há pouco tempo nas corridas e não tenho tanta experiência em modelos diferentes de tênis, então as opiniões que vou emitir aqui ainda não tem uma base de comparação com outros modelos e marcas, mas creio que podem ajudar quem deseja conhecer um pouco mais sobre os Nike Lunarglide´s.

Estes são os primeiros modelos de tênis de corrida que uso. Atualmente revezo meus treinos entre 3 pares que comprei em uma promoção pelo valor de R$ 249,00 cada um. Como não conhecia o modelo e não sabia se ia "casar" com meu pé. Primeiro comprei um par, e quando vi que ficou legal, encomendei logo os outros.

Até o momento já rodei um total de 1110 quilometros com os lunarglide. Foram 528 com o par1 (cinza/azul), 472km com o par2(cinza/vermelho) e mais 110km com o par3 (cinza/azul).Seguem algumas fotos do estado atual deles. Estão na ordem de uso, da esquerda para a direita, par1, par2 e par3, respectivamente.




Nike Lunarglide - par1, par2 e par3

Nike Lunarglide - par1, par2 e par3(mais a frente)

Nike Lunarglide - desgaste na sola

Nike Lunarglide - desgaste na sola (528km rodados)

Nike Lunarglide - desgaste na sola(472km rodados)

Nike Lunarglide - desgaste na sola(110km rodados)

Nike Lunarglide - Situação geral

Nike Lunarglide - Situação geral

Não vou falar aqui de características técnicas do tênis, para isso eu deixo o seguinte vídeo explicando um pouco de sua construção.



Quero passar aqui a experiência e impressões que tive com o uso do tênis. Em primeiro lugar, logo que abri a caixa e o peguei na mão fiquei impressionado em como é leve e logo fui colocar no pé. Assim que os coloquei e dei uma andada com eles me deu a impressão de um tênis velho. Calma, deixa eu explicar. Não tem aquele seu tênis velho que você adora e é super confortável? então, foi essa mesma impressão.

Logo de cara saí para fazer um treino de 16km no asfalto. O amortecimento é muito bom. É muito leve no pé e permite um bom arejamento. Senti muito conforto durante a corrida inteira e os joelhos e articulações agradeceram muito (antes estava correndo com tênis que não eram próprios para corridas, umas porcarias). Pensei que pelo fato de ser a primeira vez usando e já fazendo um treino um pouco mais longo teria algum incômodo ou bolhas. Não tive absolutamente nada, e isso se mantém até hoje. Parece que usaram a forma do meu pé para fazer esse tênis!! :-) Depois dos 1110km com eles, meus pés ainda estão inteiros, nada de bolhas, calos, nada.

Em relação a durabilidade. O que senti é que o meu par mais rodado já não me dá tanto suporte quando o treino passa de 12-15km. Até essa distância é tranquilo, mas depois disso sinto que os pés vão batendo mais "seco" no chão. Então acabo usando o par mais rodado para treinos mais curtos e deixo os menos rodados para os longões e para as provas oficiais. Comecei a sentir a perda da eficiência no amortecimento quando o par estava chegando lá pelo km 450.

Passados estes seis meses, vira e mexe faço uns longões acima de 25km. Nesses treinos mesmo os pares menos rodados eu começo a sentir também perda na eficácia do amortecimento lá entre os km 23-27 (o que pode estar relacionado ao meu próprio cansaço do treino, mas é a sensação que tenho). Mesmo assim, dá para correr numa boa, mesmo nas distâncias maiores, mas acho que se os treinos longos forem regra e não exceção, a coisa muda um pouco de figura.

Minha conclusão: É um tênis excelente que apresenta uma ótima relação custo/benefício (tendo em vista que outros tênis de corrida estão na casa dos R$500-R$900). Apresenta um ótimo amortecimento (que alguns podem achar meio "moles", mas eu gostei). É muito leve. Deixa os pés arejados durante a corrida. Os modelos que eu tenho são da primeira geração. Já saíram os Lunarglide+2 e parece que já está saindo o Lunarglide+3 nos USA.

Qualquer outra dúvida, perguntem aí embaixo que farei o possível para responder. :-)

2 comentários:

  1. Diego Francis Caixeta
    Graduando em Sistemas de Informação - UFV CRP
    7º Período

    Olá Rodrigo, estou começando agora com caminhas e corridas leves. Assim como você no inicio, não estou usando tênis apropriado para corridas. Fiquei muito impressionado com sua evolução. Você é um EXEMPLO a ser seguido. Enfim, estava com dúvidas em qual tênis comprar, mas agora surgiu uma luz. Parabéns Rodrigão! Abraço.
    *Quando for fazer um treino mais leve (bem leve) me chama ai!

    ResponderExcluir
  2. Diego, o lunarglide é um tênis muito bom. Estou testando agora o Asics Nimbus 12 e estou gostando bastante também. Vou usá-lo um pouco mais e em breve devo fazer um review dele também. []´s

    ResponderExcluir