terça-feira, 24 de janeiro de 2012

"Peladeiro" das corridas


2011 foi meu primeiro ano de corridas. Comecei em janeiro/11 quase morrendo para correr 1km direto (o que só consegui depois de algumas tentativas) e durante o ano fui evoluindo nas distâncias e na velocidade gradativamente. Comecei o ano com o objetivo inicial de conseguir fechar uma corrida de 10km sem parar de correr em nenhum momento  e pouco tempo depois já refiz o objetivo para fechar os 10km abaixo de 50minutos, o que consegui pouco tempo depois, e aí veio desafio de correr uma meia maratona, uma maratona, e acabei fechando o ano participando de corridas de endurance (84km na prova de Praias e Trilhas e 24h de Campinas com 123km percorridos). A participação nessas provas de endurance me confirmaram uma coisa que já sabia pelos treinos. Corrida = diversão.

A corrida para mim foi um achado para conseguir manter saúde física e mental. O que muitas pessoas fazem na mesa de bar, na frente da tv, etc, eu passei a fazer nas corridas. Para mim é terapia. Esse é um dos motivos pelo qual também sou muito resistente a seguir uma planilha de treinos. As corridas viram meio que obrigação e boa parte do prazer (pelo menos para mim) é perdido. Seguindo uma planilha se você perde um treino já bate aquela dor na consciência. No meu caso, eu saio para correr quando dá vontade (o que acontece muito, reconheço!! :-) ), e quase sempre saio sem saber exatamente quanto vou fazer. Tudo depende do dia, de como vou me sentir durante a corrida, etc. Já teve dia que saí achando que ia fazer quase uma maratona e voltei com nem 10k completados, e o inverso também já aconteceu, sair para dar uma corridinha e voltar depois de horas de rodagem com um baita dum sorriso no rosto. É por isso que meus "treinos" são basicamente os mesmos, rodagem em pace constante/confortável.

O que faço está longe do que seria um ideal de "treinamento" de corridas e não deve servir de exemplo para ninguém, mas até segunda opinião é como estou gostando de fazer. Fazendo uma analogia com futebol, eu não sou o atleta de clube, eu sou o peladeiro do campinho de terra batida e feliz bagarai com isso!!! ;-)

4 comentários:

  1. Apesar de correr muito menos volume que tu, penso da mesma forma. Eu gostaria muito de ter disciplina pra seguir uma planilha (confesso que já tentei 2 vezes), mas parei justamente pelo que tu disseste... da "obrigação" de correr de uma determinada forma que por vezes não bate com o meu desejo/estade de espírito no dia. Pra mim de "planilhado" já basta meu trabalho e minhas contas que não dá pra fugir sem peso na consciência... Sou mais um corredor "peladeiro" então.
    Run for fun é o que há. #simbora!

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrs... Gostei da analogia com o futebol. Infelizmente não consigo ser assim, preciso ter uma planilha, se não não treino!!!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, vai muito de cada um. Por enquanto vou seguindo nessa vida de corredor ronin!! :)

      Excluir