domingo, 4 de setembro de 2011

II Corrida Internacional de Araxá


Aconteceu hoje (04/09/2011) a segunda corrida internacional de Araxá. Antes de falar da prova em si, cabem aqui algumas considerações.

Primeiro. Prova muito mal divulgada. Tive que enviar e-mail para o webmaster da prefeitura de Araxá para conseguir alguma informação sobre inscrição. Se eu que fiquei sabendo da corrida e procurava informação tive dificuldade, provavelmente muita gente que poderia ter participado da corrida nem tomou conhecimento.

Segundo. Apesar da inscrição ter sido feita pela internet sem problemas, não é emitido nenhum comprovante, não foi perguntado tamanho de camisa nem nada.

Agora em relação a prova. Saímos de Rio Paranaíba por volta das 6h da manhã rumo à Araxá, que fica a mais ou menos 150km. Chegamos lá por volta das 7:50 e passamos na casa de uma amiga para pegar o kit do César. O meu eu deixei para pegar lá na hora já que foi dada essa possibilidade pela organização. Chegamos no local da largada por volta das 8:20. Como a largada estava prevista para as 9h, tempo mais do que suficiente para pegar o kit e fazer um aquecimentozinho.

Aí começam alguns aborrecimentos. Apesar de pouca gente para pegar o kit, o pessoal responsável demorava bastante para ir entregando chip e kit, então a espera era maior do que o esperado tendo em vista a quantidade de pessoas na fila. Quando chega minha vez, a moça confere meu documento, me entrega o chip e me avisa que as camisas ainda não chegaram e me avisa que eu poderia esperar para pegá-la depois. Respondo que vou fazer algumas outras coisas e depois passaria lá para pegar. Faço meu aquecimento, tomo uma água, volto lá e nada da camisa. Tempo esgotado para esperar e vou para a linha de partida.

Como todo mundo preparado para largar, a impressão é de que haviam ali não mais do que uns 200 atletas. Ruim por um lado pois a corrida e a cidade tem potencial para um número muito maior de participantes. Bom por outro lado pois não haveria muvuca na largada. O sinal da saída foi dado pontualmente as 9h conforme programado. Aqui cabe uma outra consideração. Largada as 9h com o sol que estava fazendo é castigar os corredores. Mais tarde volto a comentar sobre isso.

Começa a prova com um trecho em declive suave. Consigo manter um bom pace nos primeiros quilometros aproveitando a descida (4:15, 4:10), lá pelo km 2,5 começa o trecho de subida. Não conhecia o percurso então fiz todas as subidas de forma bem conservadora. Acabou sendo uma decisão acertada. o trecho em subida durou até quase o km 7 de onde começa mais um trecho em declive até praticamente a linha de chegada, com exceção de mais uma subida nos km 8 e 9.

Durante todo o percurso o sol castigou bastante. Eu não presenciei, mas o César (amigo de Rio Paranaíba que também foi correr) me falou que viu várias pessoas passando mal pelo caminho chegando a vomitar. O que eu vi foi muita gente quebrando nas subidas. Aqui volto a falar. Uma corrida de 10km, mesmo sendo relativamente curta e durar menos de 1h, o ritmo é bem intenso e largar as 9h é extremamente prejudicial aos corredores. Não tenho dúvidas de que boa parte da culpa de muita gente ter passado mal foi por conta do forte sol.

Se não me engano foram uns 4 postos de hidratação pelo caminho. Para uma corrida de 10km está de ótimo tamanho, e pelo sol que fez foi muito necessário cada um deles. Eu usei mais a água para jogar na cabeça do que para beber. A organização com o apoio do pessoal do tiro de guerra pelo percurso funcionou bem. Não houve nenhum ponto que pudesse causar confusão ao corredor.

A chegada é bem em frente ao Grande Hotel de Araxá. Local muito bonito que quero voltar outra hora com calma para conhecer bem. Fico imaginando se essa corrida fosse realmente bem organizada que poderia se fazer vários pacotes envolvendo as atrações do Grande Hotel para os corredores.

No final das contas consegui fazer um bom tempo para o percurso. Meus 10km foram com 48:37 e pace de 4:50.

Seguem abaixo algumas fotos da prova.

























Update: Depois do comentário do M. Angelo que me toquei que não contei o final da "saga da camisa". Na chegada fui até o pessoal da organização novamente perguntando sobre a camisa que não consegui pegar na largada. A resposta foi: "as camisas ainda não chegaram"!!! #tenso, né??? Final das contas fiquei sem a camisa da corrida. :-(

4 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Rodrigo que corrida bagunçada é essa hein? Mas mesmo assim todos vcs que foram correr essa prova estão de parabéns vcs fizeram o dever de casa direitinho...Quanto aos problemas desta prova ve se escreve para os organizadores para que na próxima vez esses problemas não ocorram mais, por isso eu digo que os nossos blogs são muito importantes para que nós ficamos sabendo das corridas como foram é isso ae amigo boa semana e bons treinos.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Que lomba hein? E sob sol forte então... putz. Mas com o tempo o pessoal vai aprendendo a se organizar... ou não. Curti a medalha. Tu não disse se conseguiu pegar a tua camisa no fim das contas...

    ResponderExcluir
  3. Acabei de colocar um update ali depois do comentário do M. Angelo contando o final da estória da camisa do kit!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Smarzaro,

    Parabéns por sua evolução, dedicação, força de vontade e disciplina. Muito bacana vermos exemplos como o seu.
    Boas corridas!!

    Aproveito para convidá-lo a conhecer o blog paessevenboys.blogspot.com. , onde você encontrará dicas de vida saudável e boa alimentação. Passa lá para uma visita, estamos aguardando.

    ;)
    @Paes_SevenBoys

    ResponderExcluir